Aprendendo Sobre a Importância de Conhecer e memorizar a Bíblia por John Piper- parte final


Continuação...

Aprendendo Sobre a Importância de Conhecer e memorizar a Bíblia
por John Piper- parte final

“Segunda: As palavras de Jesus são vivificantes. João 6, verso 63: "É o espírito que dá vida. A carne para nada aproveita. As palavras que tenho vos dito são espírito e vida!" Leu isso? "As palavras que vos tenho dito são vida!" Uau! Podes acreditar nisso? Quando Jesus fala, a vida acontece! Há morte na tua alma? Alimente-se com palavra que dá vida!
Cinco versos depois, Pedro diz: "Senhor, para quem iremos nós? Você tem as palavras de vida eterna." Quando te ouvimos, a vida acontece. Para sempre. Ninguém mais tem palavras assim.
Terceira: As palavras de Jesus tem esse efeito de fé para santificação. Ela vence o diabo. Nós temos um inimigo sobrenatural. Tenho sido comovido por isso porque, na minhas preparações, passei de novo por aquele verso no fim de 1 João: "O mundo todo jaz debaixo [ou, no poder] do Maligno.
E me atingiu como nunca que o mundo está absolutamente indefeso contra o diabo. Eles têm Zero defesas contra o sobrenatural poder do diabo. E ele os odeia. Odeia o casamento, odeia as pessoas. Odeia Deus, odeia as igrejas, odeia você. E, sem a palavra de Deus, nós temos zero defesas! Nenhuma! Acredita nisso? Nenhuma! Ele é chamado de "deus desse mundo"
por um motivo: ele governa absolutamente, exceto onde a providência de Deus o restringe e, ó, acredite em mim: a providência de Deus o está restringindo pra valer em todos os lugares! E ninguém sabe que misericórdia está gozando quando o sol nasce ou essa nossa Terra fica inteira outro dia. I João 5.19: "O mundo todo jaz no poder do diabo".
Mas ouçam a essa alternativa, gloriosa afirmação de I João capítulo 2, verso 14: "Eu vos escrevo, jovens homens, porque sois fortes e a palavra de Deus habita em vós e tendes VENCIDO o Maligno." Qual é a conexão aí?
Não é só para homens que se aplica. Aconteceu dele estar escrevendo para os homens. Funciona para os dois, porque a questão é a Palavra. Leia de novo: "Eu vos escrevo, jovens homens, [escrevo a vocês que estão lendo esse texto] porque sois fortes [Fortes como? Em si mesmos contra o diabo?? Há! Não mesmo] porque sois fortes e a Palavra de Deus habita em vós e vós tendes vencido o Maligno."
É assim que vencemos. Quando a palavra de Deus está habitando em nós, é a Palavra de Deus, dá vida, derrota o diabo. É nossa única esperança. Nossa única esperança.
Fui questionado, há algum tempo, por um dos homens em nossa igreja uma questão sentida. Ele disse: "Pode uma família, uma família cristã ser amaldiçoada?" Podes imaginar o cenário por trás dessa pergunta.
Minha resposta a isso é: Se a palavra de Deus habita em você, você vence o Maligno. Ponto final. Nenhuma maldição, nenhum encanto, sustenta-se contra a palavra de Deus habitando nos filhos de Deus! Negue-o, derrote-o.
Agora, última questão. O quê isso tem a ver com memorizar a Bíblia?
Nada na Bíblia diz que tens que memorizar a Bíblia. Não há um verso na Bíblia que diz que deves memorizar a Bíblia. Primeiro, uma ampla resposta bíblica e depois encerro com uma resposta pessoal do nosso casamento.
A resposta bíblica ampla é essa. O quê isso tem a ver com memória bíblica, essa habitação da palavra de Jesus em nós como estivemos falando?
É assim a seqüência de pensamentos: o Espírito Santo desperta vida, e fé, e transformação pessoal. Essa é Sua obra. O Espírito Santo [Deus, o Espírito] desperta a vida, “agita” a vida. E gera fé. E, através da vida e fé, Ele transforma as pessoas: amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, mansidão, fidelidade, domínio próprio são Seus frutos, Sua obra. Nós não fazemos isso. Deus faz isso. Esse é o passo 1 na seqüência de pensamento. Passo 2.Ele faz através da Palavra. O Espírito Santo nos desperta, pela palavra; transforma, pela palavra. I Pedro 1.23: "Nascidos de novo pelo Espírito através da viva e permanente palavra!" João 17.17:
"Santifica-os na Verdade. Tua Palavra é a Verdade." Então, novo nascimento e santificação são a obra de Deus de nenhuma outra maneira
a não ser pela Palavra. A Palavra é enorme! Então, precisas perguntar: "Bem, como, então, isso funciona?" Essa é a Palavra. Então, vou fazer um coldre. Como uma pistola do FBI. Vou usar isso, o dia todo, em meu coração! E vou andar por aí. Deus vai me santificar e me transformar porque eu carrego o livro perto do coração? Não! Porque Deus criou você com um cérebro. Não precisava. Te criou com uma consciência, com uma vontade, e emoções, e pensamentos. E, o modo como Ele ordena que Cristo seja magnificado pela Sua Palavra é que haja uma conexão criada com essas palavras e esse cérebro. E então, com essa vontade e coração. Se você põe sua bíblia debaixo do braço e nunca lê não há nenhuma conexão entre o significado dessas palavras e teu cérebro, tem zero efeito na tua vida!
"Medita na lei do Senhor dia e noite" é porque uma conexão é estabelecida. E, pela conexão do significado de Deus na Sua Palavra Santa
e minha construção desse significado no meu cérebro e seu efeito sobre minha vontade e meu coração, sou mudado pelo uso do Espírito Santo desse processo aparentemente natural para nossa mudança. Então, minha resposta a "o quê isso tudo tem a ver com memorizar as Escrituras?" é essa: Quando memorizamos as Escrituras, nós fazemos essa conexão entre a bíblia, a nossa mente e o nosso coração de modo mais constante, mais profundo, e mais transformante. Arrisco a dizer: realisticamente, nada pode substituí-la. Nada pode substituí-la [memória bíblica] em fazer aquilo para que foi designada: forjar uma conexão entre a bíblia, o cérebro e o coração.
Testemunho final de Noel(esposa) e eu. Em 21 de Dezembro, celebramos nosso 40º aniversário. Há algumas semanas. Saímos por dois dias e, dentre outras coisas, nós lemos... isso é engraçado, Salmo 40 e Isaías 40. Conversamos. Conversamos sobre o ano e os anos. Para isso servem os aniversários, certo? Passado e futuro, preparando-se, arrependendo-se,
resolvendo-se. E, relembramos quantas vezes nos sentamos em um almoço recitando Edingtons ou, Famus Daves, Lee and Chin, ou Jimmy Johns. Esse é nosso estilo. Quantas vezes fizemos nosso almoço de encontro na Segunda,
sentamos de frente um para o outro e recitamos por meia hora a dor dos anos e as razões para desencorajamento agora. E nenhuma vez citamos a Escrituras. Então, lemos no Salmo 40, verso 5. E pausamos, e dissemos: nunca fizemos isso antes, vamos fazer de um verso nosso verso de aniversário de casamento. Nunca tivemos um... se tivemos, esqueci,
um verso de aniversário de casamento. E diz assim, e vou explicar porque
e vamos encerrar. Salmo 40, verso 5. Estou trabalhando em memorizá-lo,
e, por algum motivo, estou achando este um verso difícil de memorizar.
" SENHOR meu Deus! Quantas maravilhas tens feito! Não se pode relatar os planos que preparaste para nós! " Agora, aqui está a relevância: O número dos maravilhosos feitos de Deus é incontável. O número de Seus pensamentos para com nosso casamento, Seus pensamentos como nosso Pai, para conosco, nossos filhos, nossos netos, nosso casamento, o número desses pensamentos excede a contagem. E... como um marido, isso é uma pequena exortação aos homens, eu acredito que essas horas de almoço com silêncio sobre Deus
são minha culpa! A responsabilidade número 1 de um marido é liderar com a palavra de Deus. E, quando mil razões estão sendo acumuladas, e dando motivos para ficarmos tristes, é meu serviço me levantar e relembrar algumas das maravilhosas obras de Deus, alguns dos pensamentos de Deus, e proclamá-los e falar sobre eles! É isso que decidimos fazer. Então, pode nos perguntar, em Junho ou Julho: como o Salmo 40:5 está indo, porque eu fui ao meu computador Apple e agendei um lembrete diário para cada segunda-feira às 11 da manhã no ano.
Vocês vão afundar, amigos, afundar no casamento, afundar na paternidade,
afundar na solidão, afundar nos estudos [se estão estudando], vão afundar, se apenas ouvirem às vozes das circunstâncias que são dadas nos teus problemas. Porque elas falam tão alto! E não têm nada de bom para dizer! E, Deus tem... A bíblia é um livro bem grosso! E ELE tem tantos feitos maravilhosos, e tantos pensamentos para com Seus filhos. Centenas e centenas de pensamentos para com Seus filhos. "Eu os proclamarei e falarei deles, porém são mais do que possam ser contados."
Bem, esse é meu, meu testemunho. E nosso testemunho de casamento.
Que o Senhor faça Sua Palavra habitar ricamente esse ano em sua igreja na face da terra.”

John Piper

“Deus fala conosco página por página... se forem lidas.”

Editado e adaptado por João Vítor

Nenhum comentário:

Ficarei em silêncio? Deus não permita!
Ai de mim, se me calar.
É melhor morrer, do que não me opor diante
dessa impiedade, que me faria participante da
culpa do inferno.


John Huss