Lágrimas, a preciosa falta delas


“Ambos os lados sabem que estão errados. Ele teme que eles descubram que o sermão que está sendo pregado foi preparado às pressas, de qualquer maneira e teve sua ‘inspiração’ em uma pregação que foi disponibilizada em algum site da Internet. Eles, por sua vez, temem que ele desconfie que todos não estão entendendo, corcordando ou vivendo o que está sendo pregado”.

Essa foi à narrativa de um culto evangélico no momento da "palavra".

Infelizmente, muitas das coisas que estão saindo dos púlpitos são cópias, e às vezes, clones, dependendo da falta de personalidade, empenho e, principalmente, espiritualidade do autor do sermão que está sendo baixado do "mundo On-Line", ou copiado dos livros(no caso dos pregadores e pastores que lêem) e etc.
Não, eu não sou contra a ouvir pregações, fazer referências aos bons autores do passado e do presente, repetir algumas frases e pensamentos. Não é a esse tipo de coisas que me refiro, mas sim, às pessoas que perdem suas personalidades, comunhão com Deus e busca na inesgotável Palavra do Senhor, por causa de "grandes homens de Cristo", quer estejam eles mortos ou vivos.
É óbvio que a igreja evangélica também tem seus ídolos, estão disfarçados, mas existem.
Sei também, que a admiração pode levar à semelhança, mas a semelhança não deve de maneira alguma mudar a essência de quem você é. Os trejeitos, sotaque e manias geradas pela convivência com alguém nunca mudarão o caráter de ninguém. Deus nos transforma à imagem de seu Filho amado, Jesus Cristo, por já estar mudando a nossa essência dentro de nós, a obra que ele faz é de dentro pra fora, não o inverso. Ninguém será reconhecido como filho dos céus por imitar o falso Cristo interpretado nos filmes.

O povo que vai nas igrejas(me refiro aos "crentes" desse modo, pois não tenho coragem de generalizar e chamar de igreja aquilo que não consigo acreditar que o é) está se tornando cada vez mais apático, indiferente e com a "fama de estar vivo, mas está morto".
E assim como sempre foi na história de Israel e o é hoje, o problema vêm deles, os líderes. Não que eu esteja tirando a responsabilidade de alguns e lançando sobre as costas de outros. Mas existe uma responsabilidade na liderança, e não podemos negá-la.
E creio que muitos dos problemas de hoje vêm tanto dos quadros semelhantes a narrativa do ínicio deste texto, quanto da falta de vida nos púlpitos hoje em dia.
Barulhos e reações emocionais não são sinais de vida e nem me preocupam tanto, a luta contra a morte é uma das partes naturais de qualquer organismo que seja vivo. Isso é óbvio.
Assista a um video sobre aborto e você entenderá melhor.

O que me aflige mais é a morte espiritual; um antigo mestre da vida escreveu:
"A bíblia foi escrita com lágrimas e aos que choram revelará os seus melhores tesouros.
Deus não tem nada a dizer ao indivíduo indiferente"

Um outro sábio escreveu:

"A tragédia da vida de um homem é o que morre dentro dele enquanto ele vive”.

A falta de paixão, no bom sentido da palavra, me preocupa. O amor por Deus e pelo próximo também, pois não existem mais. Não falo de sentimentos, arrepios e outras coisas triviais, mas sim, das atitudes e das vontades de agir conforme a bíblia nos orienta a respeito desse amor que está em falta nos meios cristãos.

Jeremias estava certo quando disse nos tempos passados:
"Até os chacais oferecem o peito para amamentar seus
filhotes, mas meu povo não tem mais coração;" Lamentações 4:3

O amor desse homem pelo seu povo, mesmo sofrendo altos e baixos como o nosso amor falho sofre, é quase inacreditável:

"Ah, se a minha cabeça fosse uma fonte de água e os meus olhos um manancial de lágrimas! Eu choraria noite e dia pelos mortos do meu povo”.Jeremias 9:1

"Mas, se vocês não ouvirem eu chorarei em segredo por causa do orgulho de vocês. Chorarei amargamente, e de lágrimas os meus olhos transbordarão, porque o rebanho do Senhor foi levado para o cativeiro" Jeremias 13:17

Diga-lhes isto:
“Que meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar” Jeremias 14:17

"Rios de lágrimas correm dos meus olhos porque o meu povo foi destruído. Meus olhos choram sem parar, sem nenhum descanso, até que o Senhor contemple dos céus e veja" Lamentações 3:48-50

Não afirmo que a tristeza segundo o mundo seja algo saudável, mas creio que aquela que é trazida pelo Espírito a nós é com certeza mais útil do que as maiores alegrias que podem ser proporcionadas nesta terra.
Os Cristãos enxergam melhor entre as lágrimas do que entre os sorrisos, são mais fortes quando estão mais fracos e ganham a vida quando estão dispostos a perdê-la. Esse é o nosso chamado.
Mas que fique claro, que não falo sobre a "tristeza por causa dos seus muitos pecados”.
Lamentações 1:5b, se você está vacilando em alguma área seja sincero consigo mesmo e pare de pecar.

Que nós possamos largar os nossos ídolos caseiros e buscar a face daquele que é a nossa única esperança.
Que possamos ter nossas mentes e corpos vivos e ativos a serviço do Rei.
Que possamos ter lágrimas de arrependimento.
Que possamos ter lágrimas de compaixão, assim como nosso Mestre teve diante de uma das irmãs de Lázaro.
Que possamos ter lágrimas de tristeza profunda pelos nossos irmãos que se desviaram da fé e se tornaram inimigos da cruz de cristo.
Que possamos ter lágrimas de súplicas a Deus por causa dos homens de olhos secos que estão liderando o povo.
Que possamos ter lágrimas de anseio pela nossa entrada no reino celestial de nosso Pai que está nos céus.

Antes de encerrar o texto, quero fazer algumas observações:

*Escrevi de forma franca, mas não quero ser somente mais uma "voz inconveniente" que se auto-promove a profeta;
*Meu desejo é a edificação dos irmãos;
*Também gostaria de ter mais lágrimas escorrendo pela minha face;

"Assim diz o Senhor:
Ponham-se nas encruzilhadas e olhem; perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho. Sigam-no e acharão descanso”. Jeremias 6:16a

Que possamos voltar ao antigo Caminho e voltar ao antigo Poder!!!

Por João Vítor

2 comentários:

cincosolas disse...

João Vítor,

Excelente reflexão. As facilidades da Internet deveriam ser apoio para aqueles que trabalham arduamente suas mensagens, e não rota de fuga para preguiçosos.

O problema, é que a Internet sobre de superficialidade, pois temos que cavar e revirar muito para encontrar tesouros. Assim, o copy and past corre solto.

Confesso que tenho meus livros de "esboços" e mais de uma vez tive que recorrer a eles. Mas aprendi que ler uma passagem bíblica várias vezes e por vários dias e preparar a mensagem a partir dela é bem mais gratificante.

Em Cristo,

Clóvis

Josione Oliveira disse...

Lágrimas.... como eu tenho pedido a Deus que me dê lágrimas!!!! Que Ele me leve de volta à capacidade de me comover, de me compadecer... de CHORAR!!!!

No The Call... a única coisa que consegui orar naquele palco foi isso... porque é o que tem faltado em nós... em MIM!

Ohhh DEEEUUUSSSS.... dá-me lágrimas Senhor!!!! Dá-me o dom de lágrimas... ainda que eu chore dia e noite sem parar... ainda que seja motivo de ridicularização perante os homens... dá-me lágrimas Deus!

"Que meus olhos derramem lágrimas, noite e dia sem cessar"
(Jeremias 14:17)

Ficarei em silêncio? Deus não permita!
Ai de mim, se me calar.
É melhor morrer, do que não me opor diante
dessa impiedade, que me faria participante da
culpa do inferno.


John Huss